Diferença entre terno e smoking. Descubra agora!
Está na dúvida entre terno e smoking?
Nós ajudamos você!
Qual é a diferença entre terno e smoking, nossos clientes sempre possuem esta dúvida.
Mas não se preocupe, isso é mais normal do que parece, por isso vamos lhe explicar as principais diferenças e ajudar você a acertar na escolha.
Quando as pessoas recebem o convite para o casamento, formatura ou próximo evento, e sim, lá está escrito, traje masculino smoking, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é um filme do James Bond ou a premiação do Oscar.
E quando o pedido no convite diz terno? Usar gravata ou não? E o uso do colete? Deve-se usar abotoado ou aberto?
Sem mais delongas, vamos aos fatos!
Inicialmente, vamos a definição de um terno:
Um terno é composto por três peças, por isso do nome terno, sendo o paletó, colete e calça.
Dentre as peças de um terno, existem muitas variáveis, como o corte slim e tradicional, tecidos diversos, bem como, detalhes de bolso, lapelas e formas de abotoadura.
Certamente, os ternos slim, ou slim fit, são os mais utilizados atualmente, pois possuem um corte mais justo, conferindo assim, um visual mais moderno.
Por obrigação, o paletó do terno deve possuir dois botões nos cortes slim, e três botões nos cortes tradicionais.
Ternos slim possuem a lapela mais estreita, de tal forma que, o terno tradicional possui a lapela mais larga.
Visualmente, uma das principais diferenças que se pode notar entre um terno e um smoking são as lapelas, que no terno são bi partidas e no mesmo tecido do restante do paletó.
Dessa forma, é indicado o uso de camisa social, com gravatas tradicionais.
No grau de sofisticação, o terno, é considerado um nível abaixo do smoking, sendo indicado seu uso para eventos em que, é solicitado o uso de traje passeio completo.
Principais diferenças dos smokings
Em contrapartida, um smoking é composto por duas peças, o smoking em si e a calça, além de seus acessórios que são opcionais, como o lenço e a faixa de cintura.
De mesma forma, um smoking possui muitas variações, como o clássico Black Tie, e diversos cortes de smokings para noivos, em tecidos acetinados e detalhes exclusivos.
Primordialmente, o smoking deve possuir abotoadura única, com altura mais profunda, valorizando assim a largura dos ombros e deixando a mostra a camisa à rigor.
Acima de tudo, um smoking deve possuir a lapela revestida em cetim, podendo ser bi partida ou inteiriça, com diversas opções de cores.
Consequentemente, para o uso do smoking é recomendado camisa à rigor e gravata borboleta, bem como, o uso da faixa de cintura e lenço é opcional.
No grau de sofisticação, o smoking, é considerado um nível acima do terno, sendo indicado seu uso para eventos em que, é solicitado o uso de traje à rigor ou de gala.
Se de alguma forma ainda tiver dúvidas sobre a diferença entre terno e smoking, não deixe de nos contatar, nossa equipe sempre está disposta a ajudar.
Leia mais sobre ternos em um dos nossos artigos: kamillenoivas.com.br/aluguel-de-terno-curitiba